sexta-feira, 3 de outubro de 2014

OUTUBRO ROSA ITAPERUNENSE


Sucesso no ano passado, projeto “A Saúde vai à feira” vai acontecer novamente

Em Itaperuna, RJ, o “Outubro Rosa”,  abordando a prevenção do câncer de mama, vai ser destaque em todo o município durante este mês.  A partir desta sexta-feira (03), o Centro de Saúde Dr. Raul Travassos estará preparado para a realização do preventivo e o exame de mama, sempre de 8h as 16h (segunda a sexta). Nas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF),  esses exames serão feitos com agendamento prévio.

A SAÚDE VAI À FEIRA 
Este ano o tema da campanha de prevenção ao câncer de mama é: “Rosa é o tom da conscientização - Sua Vida é Preciosa!”. Com culminância no dia 18, de 8h às 12h, na Feira Livre, Av. Deputado Cory Pillar, Bairro Cidade Nova. No local,  orientação com profissionais especializados, bem como consultas médicas e  enfermagem.O público alvo são as mulheres a partir de 40 anos que não fizeram mamografia nos últimos dois anos. A Secretaria Municipal de Saúde oferece especial atenção à detecção do câncer de mama, considerada a segunda causa de morte entre as mulheres brasileiras.
A prevenção para rastreamento precoce do câncer, deve ser feita por todas as mulheres, de 25 a 59 anos, principalmente a que nunca realizou ou fez mamografia há mais de um ano, mesmo que não tenha qualquer sintoma.

ITAPERUNA E A PREVENÇÃO 
A Secretaria Municipal de Saúde tem bons motivos para comemorar. As campanhas referentes ao “Outubro Rosa” em 2013 foram um sucesso e alcançaram resultados positivos. Em 2014 as ações começaram no dia 01 de outubro, no Centro de Saúde Dr. Raul Travassos, com trabalhos preventivos e educativos.
Já o projeto “A Saúde vai à feira” - II Edição, contará com o apoio de aproximadamente 60 profissionais da área de Saúde, acadêmicos e voluntários, que atuarão nas dependências da unidade de ESF - Costa e Silva, onde será instalado o ambulatório para avaliações clínicas, médicas e enfermagem.
Na oportunidade haverá consulta, requisições para marcação de exame de mamografia, sala de espera, orientações relativas à educação em saúde e prevenção sobre o câncer de mama, além de outros serviços.


EXPECTATIVA
A enfermeira Sandra Helena, coordenadora do PAISM (Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher), disse que a expectativa para 2014 é de garantir o maior número possível de acesso ao exame de mamografia, das mulheres atendidas pela campanha, com o intuito de alcançar a cobertura de metas instituídas pelo Ministério da Saúde.
A campanha será contínua e abrangente, inclusive,  nos bairros e distritos que possuam unidades de ESF. “As mulheres na faixa etária dos 40 anos em diante, com as características daquelas que são alvo da campanha, devem procurar o enfermeiro ou médico da unidade de ESF mais próxima de sua residência e agendar sua consulta, além de requerer o pedido de exame de mamografia. Com o pedido em mãos, a mulher deve ir até o CONSPINOR para pegar a autorização e marcar o dia da mamografia”, explica.

OBJETIVOS
Dentre os objetivos da campanha, a Secretaria Municipal de Saúde visa caracterizar o perfil mastológico das mulheres atendidas pelo PAISM. Busca também esclarecer sobre a periodicidade dos exames, com o intuito de rastrear precocemente o câncer de mama. O êxito das ações de rastreamento depende dos seguintes pilares: informar e mobilizar a população e a sociedade civil organizada; alcançar a meta de cobertura da população-alvo; garantir acesso a diagnóstico e tratamento; garantir a qualidade das ações; e monitorar e gerenciar continuamente as ações.
A SMS disponibilizou as seguintes equipes para trabalhar durante o “Outubro Rosa”: NICES (Núcleo de Informação, Comunicação e Educação em Saúde); PAISM (Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher); Programa Municipal de Hepatites Virais e AIDS/HIV; além de profissionais do Centro de Saúde Dr. Raul Travassos.

Informação: NICES | Edição: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Itaperuna
Foto: NICES (arquivo)
Arte: NICES

Nenhum comentário:

Postar um comentário