quinta-feira, 30 de outubro de 2014

FLAGRANTES DE UMA CIDADE CHAMADA ITAPERUNA

Imagens NinoBellieny

Carro estacionado irregularmente, lacrado e prestes a ser rebocado.

 Minutos depois de uma colisão entre os 2 veículos,no Centro

Assim se entopem os bueiros
E este, só quer se alimentar em paz.

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

AMERICANO F.C. E O OUTUBRO ROSA

Mulheres sempre foram apaixonadas por futebol, no entanto, faltava maior engajamento
O Americano FC,  em Campos, agiu de forma inteligente e se lançou à

uma campanha de extrema importância para o universo feminino:

 “Outubro Rosa”.  Criada em 1990 nos Estados Unidos, para

 conscientização sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama,

doença típica na mulher com faixa etária após os 40 anos. Esse câncer é um tipo de

tumor com alta probabilidade de cura quando detectado em fases iniciais. Sua análise

se baseia no autoexame mensal das mamas, no exame físico periódico por profissional

de saúde e, principalmente, por meio de mamografias, incluindo ações de prevenção e

monitoramento de pacientes através de consultas e exames.

No Brasil esse movimento também tem suas vertentes e possui relevância por

meio de várias campanhas. O Americano não poderia deixar de aderir a esta causa por

meio de uma ação que promove o resgate da feminilidade de três guerreiras portadoras

do câncer e a Musa do Americano, o clube alvinegro proporcionou a cada uma delas

Com a parceria de renomados blogs de moda da cidade, Lalá, Delma e Cida

receberam uma consultoria de moda das formadoras de opinião Letícia Sales (do blog

Bastidores da Moda), Suzye Gomes e Amanda Coutinho. Após passarem por

tratamento de beleza no Salão Ideale, foram fotografadas pelas lentes do talentoso Igor

Gomes em um ensaio leve e animado ao ar livre, na última quarta-feira (22).

A Musa Thamyres Mattos foi fotografada pelo fotografo alvinegro Jocelino Rocha

na Sede do Americano em meio aos troféus e títulos do clube.

A campanha foi registrada também pela Juliana Ribeiro à frente do programa

Conexão da 3a via TV, e no seu blog Blend. O sucesso desta ação não seria possível

sem o apoio fundamental das lojas Santa Lolla Campos, Moda Chique, Loja Lilla, Day

Trendy, My Way, Theodora e Lizzie.

Todo ensaio pode ser conferido também nos blogs e

sites: www.bastidoresdamoda.com.br, www.suzyegomes.com.br ,www.amandacoutinh

o.blog.br , www.blend.com.br, além da coluna da blogueira Juliana Ribeiro no portal

Terceira Via e no programa Conexão, e também nas redes sociais com a hashtag #toqueai .






Fonte- Comunicação do AFC

FACULDADE DA REGIÃO CONTINUA CRESCENDO NO IGC

Para conhecer o desempenho das instituições de ensino superior do país, os estudantes podem consultar, entre outros indicadores, o Índice Geral de Cursos (IGC). O instrumento é construído com base numa média ponderada das notas dos cursos de graduação e pós-graduação de cada instituição. Assim, sintetiza num único indicador a qualidade de todos os cursos de graduação, mestrado e doutorado da mesma instituição de ensino. O IGC é divulgado anualmente pelo Inep/MEC, imediatamente após a divulgação dos resultados do Enade. A nota máxima é 5.
É aí que a FacRedentor, com unidades em Campos dos Goytacazes-RJ e Itaperuna-RJ, aparece bem. Ao longo de sua curta história, o índice vem aumentando. O gráfico mostra a realidade:





terça-feira, 28 de outubro de 2014

COMEÇA HOJE MAIS UM CONGRESSO REDENTORIANO

Nem bem terminou a 1ª Conferência Internacional de DIR-Floortime e o Autismo, realizado pela Capéia Azul e FacRedentor, e já começa o 4° Congresso de  Ciência , Tecnologia e Inovação do  Norte e Noroeste  Fluminense  e  o 7° Congresso de  Iniciação Científica, ambos da Redentor.  De hoje até sexta-feira,  se instala no pátio da faculdade, uma colmeia humana em busca de conhecimento e novidades, passando por todas as disciplinas e graduações. Fora isso, outras atividades estão sendo planejadas até o final deste ano, como uma exposição fotográfica mostrando uma Itaperuna de outros tempos e trazendo cada vez mais para o campus, o cidadão, interagindo com as comunidades cultural e socialmente, indo além dos limites pedagógicos tradicionais.

NB

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

ADVOGADOS MANDAM CARTA PARA JOAQUIM BARBOSA




Carta aberta, escrita pelos advogados  criminalistas Roberto Podval e Maíra Zapater ao ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa




VENHA , DR. JOAQUIM

Caro Dr. Joaquim,
Queremos lhe dar as boas-vindas ao universo da advocacia. De nossa parte, não vemos qualquer impedimento para que se torne nosso colega nessa nobre atividade essencial à administração da justiça. Aliás, entendemos que até mesmo o Exame da Ordem, tão temido por nossos bacharéis (e ao qual não podemos nos furtar mesmo após cinco anos de graduação, pois nosso conhecimento técnico é obrigatoriamente escrutinado pelos colegas pela via desta prova para que possamos exercer a profissão), seja-lhe dispensável tendo em vista o notório saber jurídico inerente àqueles que ocuparam o posto da mais alta corte do país.
Compreendemos, porém, o posicionamento manifestado pelo Presidente da OAB do Distrito Federal onde o colega pretende se inscrever. Afinal não foram poucas as manifestações de descontentamento de muitos advogados com atitudes de desrespeito, maus tratos e ofensas do então ministro para com os causídicos. Sem querer colocar aqui nenhuma queixa particular ou pessoal, de toda sorte, podemos dizer que fomos todos, porque advogados, destratados e o presidente da OAB-DF apenas reagiu a anos de acusações e mal ditos contra a classe que agora o colega procura integrar.
De qualquer forma é bom que venha somar-se a nós. É bom que perceba como acordamos cedo para a labuta, como sofremos por não sermos atendidos (o que muitas vezes prejudica a prestação de serviço ao cliente, que não consegue compreender o porquê de ter um pedido de legalidade evidente negada por um magistrado), como é árdua e digna a missão de defender os acusados que não desfrutam de qualquer simpatia do resto da sociedade, e acima de tudo de fazer valer o direito sagrado e individual de defender a liberdade do cidadão, realizando diariamente o difícil exercício de não julgar o próximo para que tenha os seus direitos respeitados. Sem o que, vale dizer, nenhuma condenação tem validade.
Não se zangue com as longas filas para revista de pastas e passagem em detectores de metais quando comparecer aos fóruns para acompanhar os processos de seus clientes. Isso não se deve a uma especial desconfiança quanto a “conluios” de advogados com acusados de crimes: é preciso ter paciência, pois se faz em nome da segurança de todos. Não leve para o lado pessoal uma eventual recusa de um magistrado em recebê-lo para despachar uma petição, ou o impedimento de acesso aos autos no balcão: talvez o colega se surpreenda com os poderes que podem se concentrar em um chefe de cartório, à revelia do juiz responsável pela vara. Será importante ter ao nosso lado um colega tão combativo e que, ao sentir na pele o cotidiano profissional do advogado, certamente se mobilizará para defender que se respeitem nossas prerrogativas.
Talvez seja importante alertá-lo na qualidade de novo colega que a profissão do advogado não tem gozado de tanto prestígio social quanto um ministro do Supremo que alcance grande popularidade junto ao público leigo. Será certamente uma experiência rica para todos que o colega possa vivenciar o preconceito muitas vezes dirigido contra advogados, identificados como “defensores de bandido”, “facilitadores de crimes” e cuja ética do comportamento é constante e injustamente colocada em xeque, realidade muito distante dos holofotes da mídia sempre interessados em captar os aplausos de uma população pouco informada sobre o funcionamento do sistema de justiça, mas tão carente de candidatos a heróis com pretensões de combater o crime.
Enfim, venha, Joaquim. Incorpore-se às nossas fileiras. Contribua para que mais brasileiros tenham acesso à justiça e a bons advogados. Participe conosco dessa luta. Quem sabe juntos mudaremos se não a justiça como um todo, ao menos sua visão sobre os advogados.
Abraços,
Escritos pelos advogados Roberto Podval e Maíra Zapater



Saiba se o ex-presidente do STF-Supremo Tribunal Federal, foi ou não admitido, aqui

sábado, 25 de outubro de 2014

NOITE SOCIAL DA CONF. INTERNACIONAL DE AUTISMO EM ITAPERUNA

Imagens- NB

O primeiro dia da 1ª  Conferência Internacional de DIR- Floortime em Itaperuna-RJ, terminou com uma confraternização entre as conferencistas e participantes, com direito a Dj e coquetel, no lounge do Hotel Caiçaras. A jornada continua hoje, com mais 8 horas de intensos treinamentos e palestras.
O evento leva a marca FacRedentor e termina amanhã.












sexta-feira, 24 de outubro de 2014

ITAPERUNA CAPITAL DE REFERÊNCIAS SOBRE AUTISMO

NinoBellieny

Começou hoje  a 1ª Conferência Internacional de DIR-Floortime. O evento termina no Domingo próximo, com 8 horas diárias de palestras realizadas pelas especialistas americanas Serena Wieder, Rosemary White e Sheri Cawn. As atividades acontecem no Hotel Caiçaras, na chegada sul de Itaperuna. Profissionais da Bahia,  do Amazonas, de São Paulo, do Espírito Santo,  de Minas Gerais e de outros estados vieram participar da  iniciativa da FacRedentor, que,  tornou definitivamente, Itaperuna, a Capital Nacional de Referências em Autismo.
O auditório do Hotel Caiçaras ficou pequeno para tantos interessados, comprovando o sucesso da conferência.

Imagens-NB


 Prefeito de Itaperuna, Alfredão, a fonoaudióloga Carolina Carmo, a terapeuta Helena Gueiros e a idealizadora do evento, Cláudia Boechat.
 Saudação aos conferencistas

 Parte da plateia

 

 Hotel Caiçaras










Uma das tradutoras, Gabriela Biachine


 Sara, Gabriela Cazé, Tatiane Amorim e Carlos Bianchine, documentando tudo.

 Rosemary White conversa com profissionais da área



quinta-feira, 23 de outubro de 2014

CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE AUTISMO EM ITAPERUNA

Começa amanhã as 08:00h em Itaperuna e vai até o domingo, a 1ª Conferência Internacional de DIR-Floortime. As mais recentes descobertas e avanços científicos serão mostrados nestes 3 dias.
Profissionais da área de Transtorno do Espectro Autista (TEA) são o público alvo.  O DIR-FT, é totalmente baseado em estímulos ao desenvolvimento, respeitando as individualidades dos autistas.

O encontro, destinado a médicos, demais profissionais de saúde e educadores,  disseca o modelo DIR  (Developmental, Individual Difference, Relationship-based) com abordagem Floortime, fortalecendo a comunicação, a interação, a resolução de problemas lógicos, a realização de atividades cotidianas e de aprendizado, com base na individualidade (reações aos sons e aos toques, preferências, vontades e emoções) e a forma como as crianças se relacionam com a família e cuidadores.

“É um modelo eficaz e humano, mas, por enquanto, poucas instituições o utilizam”, afirma a fisioterapeuta Claudia Boechat, vice-diretora geral da Faculdade Redentor e presidente da comissão organizadora da conferência. “Nosso objetivo é propagar o método e incentivar profissionais a aprenderem os conceitos, que são simples e podem ser usados nas atividades clínicas diárias com um ótimo ganho para o paciente e sua família”, acrescenta Boechat,  também idealizadora do portal Capeia Azul (capeiaazul.com).

 A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA

O Floortime consiste em um novo conceito de ensino-aprendizagem para crianças com dificuldades de comunicação e interação. “Os pais podem e devem estar envolvidos nesse processo”, explica  Cláudia. “Floortime significa, literalmente, ‘tempo de chão’, ou seja, o tempo que os pais e profissionais passam com as crianças, observando o porque de suas atitudes e estimulando a realização das tarefas escolares e cotidianas com base em sua observação. Trata-se de um método não impositivo, que estimula o prazer em aprender e agir, sem necessidade de outras recompensas, como presentes”.

Presença internacional

O evento proporcionará a interação dos conferencistas com uma das idealizadoras do modelo DIR/Floortime, a psicóloga norte-americana Serena Wieder, co-fundadora e ex-presidente do Conselho Interdisciplinar sobre Perturbações do Desenvolvimento e da Aprendizagem (www.icdl.com), sendo atualmente diretora clínica da Fundação Profectum (www.profectum.org), instituição que oferece a certificação profissional, por meio da realização de cursos a distância.  Juntamente com Wieder, participarão dos painéis as especialistas Rosemary White e Sheri Cawn, também certificadas para o uso e ensino do modelo, além de profissionais de vários estados brasileiros. Uma novidade é a possibilidade dos inscritos levarem vídeos com casos clínicos para debate com as convidadas internacionais. A atividade faz parte de uma preparação para quem desejar estudar e obter a certificação.

AGENDA

1ª Conferência Internacional DIR/Floortime no Brasil

Local: Hotel Caiçara – Itaperuna – RJ

Data: 24,25 2 26 de outubro

Vagas limitadas. Informações e Inscrições:

http://capeiaazul.com/1-conferencia-dirflortime/


FONTE- www.redentor.edu.br e www.segs.com.br

A OPINIÃO DO BLOG
O evento localiza de vez Itaperuna no mapa mundial de referências do Autismo. E mostra a capacidade revolucionária do casal Cláudia Boechat e Luis Adriano Silva, que não esperaram acontecer: realizaram e muito ainda irão realizar. Esta Força Tarefa envolve pais de várias cidades do Rio, Minas, Espírito Santo e de outros estados mais distantes. Concentra na cidade, um número valioso de profissionais antes dispersos pelo país. Torna possível à famílias menos favorecidos, um tratamento digno. A conferência é outro passo gigantesco nesta caminhada difícil, mas, solidária e cada vez mais convicta.


quarta-feira, 22 de outubro de 2014

ELEIÇÕES 2014- HORÁRIO DE VERÃO DEVE RETARDAR DIVULGAÇÃO DOS RESULTADO


A informatização das eleições no Brasil torna a apuração mais rápida a cada oportunidade. No domingo, porém, o horário de verão deve retardar a divulgação dos resultados à Presidência, que só deve começar depois das 20:00h.

No 1º turno destas eleições, a Justiça Eleitoral bateu um recorde de rapidez na apuração. A divulgação dos candidatos à Presidência que iriam ao 2º turno foi feita às 19:56h, o resultado de eleição presidencial mais rápido já registrado. Menos de três horas após o encerramento da votação na maior parte dos estados, já haviam sido totalizados 91% dos votos válidos dos 115 milhões de brasileiros que compareceram às urnas.

Tal rapidez é possível porque o processo eleitoral brasileiro é totalmente informatizado (veja infográfico). Desde 2002, os votos de todos os eleitores são registrados em urnas eletrônicas — neste ano, 434 mil delas estão sendo usadas. No 1º turno, a votação foi manual em apenas oito localidades.

O primeiro voto eletrônico aconteceu em 1996. Todo o processo — da urna aos mais de 90 programas que compõem a rede — foi concebido e executado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que garante que o sistema é seguro. Qualquer tentativa de fraude seria identificada, o que torna o processo confiável, além de rápido, assegura o tribunal.

  O TSE só começará a divulgar números da apuração depois que a votação for encerrada em todos os estados — o que, no Acre e em parte do Amazonas, ocorrerá às 20:00h no horário de Brasília, já que essas regiões passarão a ter três horas de diferença. Com isso, os brasileiros só deverão conhecer o novo (ou a nova) presidente do Brasil logo após as 20:00h de domingo. Os resultados para governador começarão a ser divulgados logo após o encerramento da votação em cada estado. Mais de 142,8 milhões de eleitores devem voltar às urnas.

Quem não votou no 1º turno pode votar no 2º turno, normalmente.
O eleitor que não votou no 1º turno nem justificou a ausência tem até 4 de dezembro para apresentar justificativa em qualquer cartório eleitoral. Quem não vota nem se justifica leva multa e sofre sanções.

A OPINIÃO DO BLOG
A opinião sua nos interessa mais. O que você pensa sobre as urnas eletrônicas?


terça-feira, 21 de outubro de 2014

A BREVE LONGA HISTÓRIA DA CACI

Por Cláudia Boechat

Gostaria de aqui contar uma história. A história de como montamos uma clínica de referência no atendimento de crianças com alterações de desenvolvimento, em parceria com a Faculdade Redentor. 
Nós temos dois meninos gêmeos, lindos, de 06 anos, Paulo e Daniel. O Daniel desde cedo apresentava características claras de autismo. Como não éramos familiarizados com esses sinais, sabíamos que existia algo de diferente, mas não sabíamos o que. Enfim, confirmamos o diagnóstico com 2 anos e 06 meses, coincidentemente, no dia 02 de abril, dia de Conscientização do Autismo. E a nossa vida, a minha e a do meu esposo Luís Adriano, mudou, e mudou para muito melhor. Conhecemos um anjo de verdade que nos dá diariamente injeções de ânimo com suas características tão especiais, tão meigas, tão verdadeiras, e que hoje são muito pouco encontradas na nossa sociedade.


Se há algo de errado com o meu Dani? Não. Há algo de muito errado com o mundo em que vivemos. 

Pois bem, a partir daí com a ajuda de grandes terapeutas, que se tornaram minhas amigas, e com a ajuda de muitas outras pessoas, começamos a fazer um trabalho visando atender essas crianças tão especiais na cidade de Itaperuna, na Clínica CACI. O que era um projeto menor, a cada dia se multiplica de uma maneira fantástica. Descobrimos entre outras coisas que a cada 68 crianças que nascem em média 01 é autista. Vejam então como ainda temos muito a fazer. Hoje em Itaperuna temos uma equipe que trabalha com o modelo DIR/Floortime, treinada pelos maiores especialistas da área, e que atendem a um número crescente de crianças de todas as regiões do país...sim estamos atraindo famílias de outras regiões mais longínquas.
Esse texto que vos escrevo é para que todos conheçam esse projeto, pois coisas boas e sérias têm que ser divulgadas.
E mais, não recebemos nenhuma ajuda de governo quaisquer, fazemos tudo com recursos próprios.

Cláudia Boechat.




A POESIA RESISTE EM ITAPERUNA

                                      Festival Municipal de Poesia nas Escolas

Foi um sucesso o FMPEI, promovido pela Prefeitura de Itaperuna,  motivando os alunos da rede escolar do município a colocarem no papel, sentimentos e visões do mundo.
Numa primeira etapa, cada escola organizou uma comissão avaliadora que escolheu os poemas que participariam do “Festival Municipal de Poesia nas Escolas”. Posteriormente, os textos escolhidos foram colocados em um envelope, com os respectivos pseudônimos dos alunos, garantindo assim total imparcialidade na escolha dos poemas vencedores.
O regulamento foi elaborado em conformidade com o Eixo Temático 3 do Plano Estadual de Cultura, que se divide em duas diretrizes: promover o aprofundamento do diálogo entre Cultura e Educação e inserir os alunos neste contexto.
Participaram do “Festival Municipal de Poesia nas Escolas” dois segmentos, sendo o 1° segmento, alunos do 5° ao 7° ano; e no 2° segmento, alunos do 8° ano à 3ª série do Ensino Médio


OS VENCEDORES

1ª Categoria
1ª Poliana Gonçalves Marinho | Poesia da Pedra Preta | E. M. Francisco de Mattos Ligiéro
2ª Acilia Vitória Correia da Silva | O mais lindo lugar | E. M. Oscar Jerônimo da Silva
3ª Rafael Gomes | O gosto da água | E. M. Francisco de Mattos Ligiéro
2ª Categoria
1ª Eduarda Costa Kalil | Trabalho Infantil | E. M. Francisco de Mattos Ligiéro
2ª Maykon Tavares Marigo | Tudo passa | E. M. Oscar Jerônimo da Silva
3ª Vilmara Gonçalves de Assis | O amor | E. M. Oscar Jerônimo da Silva







Fotos-Marcelo Nunes
Comunicação PMI

sábado, 18 de outubro de 2014

GIRANDO EM TORNO DO PRÓPRIO EIXO


Por Pedro Paulo de Souza*
Artigo


Compreendo perfeitamente o quanto somos diferentes uns dos outros. E

também, o quanto, às vezes, temos que ceder para que um problema possa

ser resolvido e todos os envolvidos possam sair bem e satisfeitos de uma

determinada situação. Somos seres gregários, vivemos em comunidades;

famílias, grupos, classes, sociedades, etc. Precisamos da companhia e do

trabalho uns dos outros; complementamo-nos com as nossas diferenças.

Isso pode ser muito prazeroso quando já desenvolvemos a capacidade

de compreender, quando vencemos o orgulho pessoal, quando validamos

e valoramos o trabalho do outro, mas, infelizmente, ainda somos muitos

os que tropeçam no bom senso. Os que se desequilibram frente ao menor

sinal de oposição ou dificuldade. Os que se magoam, se ressentem e passam

anos a fio reeditando velhas mágoas, impedindo o fluxo da vida, atrasando

muitíssimo a sua evolução mental, emocional, financeira, etc.

E o que dizer daqueles que insistem em responsabilizar o outro pelas

suas derrotas e sofrimentos? Criando desculpas após desculpas para

se defender da própria consciência, uma vez que muitos já deixaram

de “ouvir” a sua retórica reclamativa. Em todo caso, em quaisquer

circunstâncias em que a vida nos experimenta, acredito, tenho certeza

disto, é necessário manter o respeito: consigo mesmo, não permitindo que

ninguém passe por cima de você. E também o repeito com o outro, não

se permitindo passar por cima de ninguém; questão de equilíbrio. Chega

um momento na vida de todos nós em que queremos e necessitamos ser

o centro da nossa atenção, do nosso respeito, do nosso afeto, do nosso

cuidado pessoal, enfim, necessitamos desenvolver o nosso amor próprio.

Teremos criado então, um eixo, um ponto de referência, a partir do qual

nos projetamos no mundo externo, nas nossas relações com o outro, com a

natureza, com os demais das coisas, enfim.

Desejo a você que está comigo nessa leitura, que possa estar girando em

torno de seu próprio eixo. Sei que isso é profundo. E é pra lá que eu desejo

que você siga. Para o conhecimento e o domínio do ser que você é. Boa

viagem. Seja feliz!


*Parapsicólogo & psicoterapeuta