quarta-feira, 2 de julho de 2014

5 PERGUNTAS PARA SE FAZER A UM AMIGO ANTES DE SE ABRIR UM NEGÓCIO



O Globo Online
Caderno Boa Chance
Economia


Por mais que pareça um ótimo arranjo, muitas parcerias de negócios entre amigos não dão certo. É como num casamento: é preciso estar disposto a ficar junto com essa pessoa não só no sucesso, mas também nos fracassos. Você precisa pensar que algumas pequenas coisas sobre seu amigo que te irritam só vão crescer quando vocês estiverem sob estresse.
Se você está pensando em começar um negócio com um amigo, confira a lista de perguntas elaborada para a Forbes por Selena Rezvani, consultora de lideranças para mulheres, que aconselha: "Responda antes de você se decidir".

Até que ponto você confia no seu parceiro?

Onde há amizade, espera-se que haja confiança. Mas você deve se perguntar o quanto você confia no seu parceiro em potencial. A maior parte do tempo? Com a sua vida? Reflita sobre o que aconteceria se o seu parceiro tivesse problemas com a Justiça. É algo com que você poderia lidar? Por outro lado, será que afetaria a credibilidade da sua empresa? Se o seu parceiro tende a ter atitudes pouco éticas, por mais que sejam coisas pequenas, isso pode ser um problema.





Como ele vai representar a sua marca?

Seu produto ou serviço terá uma identidade. Pense em como o seu parceiro irá personificar a sua marca. Stacey Harpster, um experiente executivo na área de publicidade e professor assistente de comunicação e mídia na Temple University School, aconselha: "Considere que comprometer-se com os clientes, impor padrões e sempre cumprir suas promessas de marca são coisas vitais para o sucesso do negócio. "Se, por exemplo, o seu parceiro é tecnicamente brilhante, mas parece desorganizado ou despenteado na frente de clientes, isso irá prejudicar a imagem da sua marca".

Ele tem uma habilidade fundamental que você não tem?

O seu parceiro precisa ter um valor que lhe falta. Seja estratégico sobre o que você precisa - se ​​é experiência executiva ou alguém com vastos contatos, por exemplo. O consultor de startups George Deeb aconselha: "Se você está lançando uma nova ferramenta de busca e você tem um engenheiro do Google em sua equipe, isso vai chamar a atenção dos investidores".

Seu parceiro está estável na vida?

Há uma razão para que 60% dos empregadores verifiquem o histórico de crédito de um empregado em potencial. Seu parceiro não precisa ser rico, necessariamente, mas se eles está em apuros, você pode acabar numa situação em que uma falha o forçará a fechar suas portas. Da mesma forma, se o seu parceiro em potencial está saindo, por exemplo, de um divórcio difícil e prolongado, será extremamente difícil que este assunto não derrame em seus negócios. Pense nos momentos de grande turbulência em sua vida e em como foi fundamental ter uma pessoa equilibrada ao seu lado. Esse é o tipo de pessoa que você quer no seu negócio!

Você pode fazer um projeto-piloto?

Na melhor das situações, você e seu parceiro podem fazer um piloto antes de começar o negócio com força total. Melinda Emerson, autora de "Become your own boss in 12 months: a month-by-month guide to a business that works" (Seja seu próprio chefe em 12 meses: um guia mês a mês para um negócio que funciona), recomenda: "É a melhor maneira de testar a relação, uma forma de ver como o seu potencial parceiro trabalha com você em um projeto. Você precisa saber se ele ou ela é uma pessoa de ação, ou se precisa de instrução. Se é do tipo de pessoa que sempre precisa ser o líder ou se pode seguir a sua orientação, algumas vezes. Um projeto piloto revelaria as respostas que você precisa para esse tipo de pergunta, antes de investir sua energia e capital".
Junto com imaginar como seria se a empresa se ​​tornasse um grande sucesso, você também precisa pensar sobre o que aconteceria se não desse certo, acrescenta Selena. De acordo com o empresário da web Marie Forleo, "As melhores parcerias lidam com os piores cenários com antecedência. Não espere para contratar um advogado apenas quando você estiver em apuros. Tenha um desde o início para elaborar acordos sobre os investimentos de capital e as estratégias de saída".


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