sábado, 7 de junho de 2014

CANAL EXTRAVASOR: FICA OU VASA?

NinoBellieny



foto: Revista Época

 De uma  reportagem feita pela jornalista Suzy Monteiro, para a Folha Online, (http://www.fmanha.com.br/) retiramos este trecho, específico sobre a visita do governador Pezão 'a Itaperuna, onde deu-se o lançamento das obras : Suzy escreveu: As intervenções para mitigação das cheias dos rios Pomba e Muriaé beneficiarão cerca de 200 mil moradores de Italva, Laje de Muriaé, Santo Antônio de Pádua, Cardoso Moreira e Itaperuna. As obras terão investimentos de R$ 653 milhões.
As intervenções para mitigação das cheias irão ocorrer em parceria com os municípios. O governador destacou que as intervenções vão contribuir para a qualidade de vida no interior.
— O projeto, um dos maiores realizados na região, é um multiplicador de forças, que favorece também o desenvolvimento econômico. As obras, lançadas nesta sexta, no Dia Mundial do Meio Ambiente, vão nos encher de orgulho e transformar estas cidades. Vi muitas pessoas nestes municípios perderem tudo por conta das chuvas. Esta é uma obra de R$ 650 milhões, que também gerará emprego e renda, multiplicando benefícios para as cidades — disse.
Serão construídos duas barragens e dois extravasores. Há também obras de derrocamento (retirada de pedras) e de desassoreamento (retirada de areia, lama), drenagem e urbanização.
As duas barragens para o controle de cheias e dois extravasores no rio Muriaé serão construídas antes das cidades de Laje de Muriaé e de Itaperuna. Dentro dos limites urbanos serão executadas obras de derrocamento e desassoreamento, drenagem e urbanização ao longo do leito dos dois rios. As águas excedentes serão desviadas para um canal, retornando para o leito do rio.
Segundo o prefeito de Santo Antônio de Pádua, Josias Quintal, os municípios estarão livres das cheias por, no mínimo, 25 anos: “A população de Pádua está muito feliz”, disse.


A OBRA
( Vídeo Promocional)

https://www.youtube.com/watch?v=QV34VbbJV_s

A OPINIÃO DO BLOG
Os donos das terras a serem atingidas pelas obras e o acúmulo de águas na Região Rural do Limoeiro em Itaperuna, entraram na Justiça. Em edição passada, publicamos aqui a decisão judicial, que entre outras linhas, deixa claro
 "a determinação e expedição de MANDADO LIMINAR DE MANUTENÇÃO DOS AUTORES EM SUAS RESPECTIVAS POSSES, nas glebas de terras da região da Fazenda do Limoeiro, nesta cidade de Itaperuna, DETERMINANDO aos Réus que se abstenham, enquanto não possuírem autorização legal para tanto, de turbar novamente a posse dos   autores, ou esbulhá-los, por qualquer meio (inclusive com o ingresso de seus 
agentes/servidores/funcionários/contratados). "

REVEJA AQUI A DECISÃO JUDICIAL NA ÍNTEGRA E EM FAC-SÍMILE
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Posto isso, os próximos dias guardam grandes expectativas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário