sexta-feira, 7 de novembro de 2014

PROFISSIONAIS DE SUCESSO DÃO TOQUES SOBRE O ENEM

NinoBellieny
O BNB ouviu algumas personalidades vencedoras em suas atividades profissionais, sobre como se preparar para o ENEM-Exame Nacional do Ensino Médio.




CALMA MUITA
Chegar na hora marcada, ou mesmo, chegar 10 minutos antes.  Fazer a prova com calma e pular as questões que não sabe. Assim, fiz o vestibular há muitos anos e deu certo.

Gabriela Cazé
Atriz, Advogada e Mestra em Direito Aeroespacial

CONHEÇA AS REGRAS
Selecionei 3 dicas para quem vai fazer o Enem ( que servem também para o vestibular!)
A) Alimentação adequada - O candidato já deve adotar uma alimentação correta desde os primeiros dias que antecedem a prova. A dieta deve ser leve, livre de alimentos pesados e gordurosos para que se tenha uma noite de sono tranquila.

B) Pontualidade - conhecer o local da prova: penso ser interessante conhecer o local onde for fazer a prova. Alguns dias antes, fazer  o trajeto, verificar o tempo de deslocamento. Os portões de acesso aos locais abrem ao meio-dia e serão fechados às 13h (horário de Brasília).

C) Conhecer as regras - consultar na pág do MEC tudo que acarreta em eliminação na prova.

Luis Adriano Silva
Administrador de Empresas -CEO do Grupe Redentor

MUITA CALMA
O Exame Nacional do Ensino Médio,é uma forma de mensurar a qualidade da Educação Básica no país,onde o MEC procura avaliar competências e habilidades dos estudantes concluintes do Ensino Médio.
O estudante precisa além de conhecimentos específicos nas disciplinas,também apresentar conhecimento de mundo,mantendo-se atualizado sobre tudo que está acontecendo no mundo. Portanto,ver telejornais,ler jornais e revistas é indispensável.
Os conteúdos sempre estarão vinculados a interpretação e pensamento crítico sobre os temas,contextualizando conhecimento científico e temas da atualidade. O objetivo é medir a capacidade de transformação de informação em conhecimento.
Dica para esse ENEM/2014, sustentabilidade ficando na escassez de água,geopolítica,focando na primeira guerra mundial (100 anos  esse ano),democracia ética e política,focando Ditadura militar de 64 ( 50 anos esse ano).
Desejo êxito nesse exame, muita calma,pois se trata de um teste de resistência também,ler com atenção as perguntas no final de cada questão antes de ler o texto inicial para não perder tempo voltando no texto,fazer primeiro as mais fáceis para não ficar nenhuma questão sem ser vista,para isso dê uma olhada em todas rapidamente.
Grande abraço e muito sucesso.

Prof.Msc.Míriam Lucia Vieira
FacRed


ANSIEDADE
ENEM chegando e a ansiedade aumentando.
A chave para lidar com um estado de ansiedade é aceitá-lo totalmente. Permanecer no presente e aceitar sua ansiedade faz- na desaparecer.
Aceite a sua ansiedade, concorde em receber a sua ansiedade. Mesmo que lhe apareça absurdo no momento, aceite as sensações em seu corpo. Substitua seu medo por aceitação. Não lute contra ela. Resistindo você estará prolongando e intensificando o seu desconforto. Em vez disso, flutua com ela. Não fique olhando para dentro de você, observando tudo e cada coisa que você sente. Deixe acontecer com o seu corpo o que ele quiser, sem julgamento: nem bom, nem mau. Quanto mais você puder separar-se de sua experiência interna e ligar-se nos acontecimentos externos, melhor se sentirá. Esteja com ansiedade, mas não seja ela: seja apenas observador.   Aja como se você não estivesse ansioso (a), isto é, funcione com ela.  Não se desespere, interrompendo tudo para fugir, entregando a prova em branco. Se você fugir, sua ansiedade vai diminuir, mas o seu medo vai aumentar, donde na próxima vez, sua ansiedade vai ser pior. Se você ficar onde está  sentado respondendo as perguntas– e continuar fazendo a prova – tanto a sua ansiedade quanto o seu medo vão diminuir. Continue agindo, bem devagar, mas ligado não duração da prova. Respire bem devagar, calmamente, inspirando pouco ar pelo nariz e expirando longa e suavemente pela boca.. Procure descobrir o ritmo ideal de sua respiração, nesse estilo e nesse ritmo, e você descobrirá como isso é agradável.
Sorria, você conseguiu!. Você conseguiu sozinho (a) e com seus próprios recursos, tranquilizar e superar esse momento tão importante na sua vida.

Dura Ferrer
Psicóloga e professora

CONCENTRAÇÃO
Uma boa concentração sobre  que foi estudado nos últimos dias, sem estresse, relembrando e repassando o material na cabeça, pode fazer a diferença na hoa da prova. Evitar dormir tarde na véspera e manter a calma para não perder a concentração quando for responder as perguntas. Não perder tempo com perguntas que não sabe as respostas. Fazer as demais e depois, retornar com o tempo que resta, para as que ficaram em espera.

Cilênio Tavares
Jornalista
Folha da Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário